Jeans é moda!

JEANS É MODA. MODA É TUDO. JEANS É TUDO!

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO JEANS agosto 15, 2008

Filed under: História do Jeans — vidalivredenim @ 3:37 pm
Tags: , , , ,

Tá vendo o senhor barbudo e engraçado aí do lado? Agora olha pra baixo…

O que isso tem a ver? Bom, se você não for do tipo naturista ou nudistas, há 99,% de chance de você ter uma calça jeans no armário. E uma chance quase igual de estar usao uma peça deste tecido (ou similares, como a sarja) neste momento.

Levis Strauss era um vendedor de lona. E assim como as ferramentas de exploração nas minas de ouro, no ano de 1850, a lona já estava presente e todos os cantos onde houvesse um operário, não havendo mais a quem vender. Com lonas encalhadas em seu estoque, Levis Strauss, percebendo que os operários das minas careciam de roupas resistentes, decidiu utilizar a lona como tecido de roupas de trabalho mais resistentes.

Inicialmente, o alemão residente no oeste americano, confeccionou três peças de calças feitas a partir de suas lonas, a aceitação dos mineradores foi positiva e imediata pela durabilidade. A calça jeans mais conhecida inicialmente com jeanswear, estava incorporada ao gosto dos mineradores.

Há uma outra versão do surgimento do jeans, antes de Levi Strauss conceber o seu invento, na cidade de Nimes, na França, uma calça com tecido e costura muito próxima do jeans já havia sido popularizada a partir de uma indústria em Maryland, na Nova Inglaterra.

Seja em Maryland ou pelas mãos de Levi Strauss, o jeans teria nascido de um tecido marrom, depois emergido para a cor verde e finalmente para o tradicional “blue”. A partir das décadas de 40 e 50, a roupa passou a ser incorporada no uso informal jovem.

O conceito de uso do jeans como símbolo de rebeldia jovem e despojada iniciou através do cinema, em filmes que tinham James Dean e Marlon Brando como símbolos de juventude. Nesta época as marcas Levi´s, Lee e Mustang passaram a competir mais fortemente no mercado.

Calvin Klein, na década de 70, foi o primeiro estilista a trabalhar o jeans como tendência de moda nas passarelas. O jeans passou a ser difundido cada vez mais pela praticidade, simplicidade e estilo cômodo e moderno de uso.

Fotos:

A famosa 501, modelo de 1890, um dos mais antigos existentes.

A famosa 501, modelo de 1890, um dos mais antigos existentes.

Links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Levi_strauss

http://www.levi.com.br/

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s